terça-feira, 27, julho, 2021
InícioNotíciasBrasilBrasil tem recorde de baleias jubarte encalhadas

Brasil tem recorde de baleias jubarte encalhadas

Publicidade

No primeiro semestre deste ano, um recorde de encalhe de baleias jubarte foi registrado no Brasil, de acordo com o monitoramento feito pelo Projeto Baleia Jubarte em todo litoral do país.

Se os incidentes permanecerem, o ano de 2021 será então o com mais encalhes de jubartes. Ao todo, 48 desses cetáceos já foram registrados só nos primeiros meses do ano.

Publicidade

O maior recorde já registrado aconteceu no ano de 2016, com 22 incidentes documentados. “Talvez estejamos começando o pior ano de encalhes desde que começamos a registrá-los”, afirma Milton Marcondes, coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte.

A maior causa desses possíveis encalhes, pode ser por conta da velhice das jubartes ou por doenças, mas também resultados de atividades humanas, como contato delas com redes de pescas e poluição.

Publicidade
Publicidade

Os pesquisadores afirmam que a maior parte das baleias encalhadas neste ano são jovens, e não chegaram a alcançar a maturidade sexual.

“Como não estão na idade de reproduzir, aparentemente não estão subindo para Abrolhos e talvez fiquem pelo sul e sudeste se alimentando”, diz Marcondes.

“A cada ano, as baleias jubarte migram dos trópicos para os pólos para se alimentar da enorme quantidade de krill de verão. Se o pico do krill ocorrer mais cedo, as baleias devem se adaptar chegando mais cedo ou acabarão com fome”, dizem os autores.

“A população de baleias jubarte está crescendo”, afirma Marcondes. “Com mais baleias você tem mais encalhes.”

Janehttps://www.facebook.com/EditoraZip
Nascida em São Paulo, onde moro há 20 anos, trabalho na internet há 8 anos escrevendo artigos sobre diversos nichos, como celebridades, curiosidade, relacionamento, etc. Procuro sempre trazer notícias interessantes, buscando a qualidade e a veracidade. Amo gatos! Contato: [email protected]
- Publicidade -

POSTS RECENTES

COMENTÁRIOS RECENTES