domingo, 13, junho, 2021
InícioNotíciasBrasilMorte por covid após vacina mesmo após duas doses; O que explica?

Morte por covid após vacina mesmo após duas doses; O que explica?

Publicidade

Existem alguns relatos nas redes sociais de pessoas que contam histórias sobre as complicações da covid-19 e até morte de familiares ou amigos que tomaram a vacina da covid-19, como é o caso do cantor Agnaldo Timóteo.

Ele já havia tomado duas doses da vacina, quando começou a apresentar os sintomas – e não foi o único. Casos como o do cantor e outros foram notificados na imprensa e nas redes sociais, mas são classificados como eventos raros.

Publicidade

De acordo com a bióloga e divulgadora científica brasileira, Natália Pasternak, as pessoas ainda têm dificuldade de entender qual é a função da vacina.

“Elas acham que a vacina é mágica. Ou seja, tomou a vacina, está protegido; não tomou, vai ficar doente. Não é assim que as vacinas funcionam.” As vacinas, segundo Pasternak, “reduzem a chance de ficarmos doentes, a chance de precisarmos de hospitalização e a chance de morrermos”.


Publicidade
Publicidade

“Basicamente, trata-se da redução de risco que observamos em uma população. Casos individuais não servem para a gente dizer se uma vacina é boa ou não. Precisamos olhar como essa vacina se comporta em uma população.”

Os testes de eficácia das atuais principais vacinas comprovam o que diz a bióloga. A CoronaVac, por exemplo, é de 50,38%. E a proteção é de 78% para casos leves, como informou o Instituto Butantan em janeiro deste ano.

O que isso significa?

Que a vacina reduziu em 50,38% o número de casos sintomáticos e 78% de infecções leves. Vale lembrar que durante os testes nenhum paciente morreu ou chegou a ser hospitalizado pela Covid-19, o que fez com que o governo de São Paulo, na ocasião, divulgasse que a vacina tinha 100% de eficácia para casos graves.

Janehttps://www.facebook.com/EditoraZip
Nascida em São Paulo, onde moro há 20 anos, trabalho na internet há 8 anos escrevendo artigos sobre diversos nichos, como celebridades, curiosidade, relacionamento, etc. Procuro sempre trazer notícias interessantes, buscando a qualidade e a veracidade. Amo gatos! Contato: [email protected]
- Publicidade -

POSTS RECENTES

COMENTÁRIOS RECENTES